sexta-feira, 26 de junho de 2026
sábado, 20 de junho de 2026
UM DIA DE FRATERNIDADE E EMOÇÃO
O ato de solidariedade foi reconhecido com emoção pelo
Venerável Mestre Olnecir Marque de Andrade, que durante a sessão destacou a
grandeza da iniciativa. Em suas palavras, não se tratava apenas de distribuir
agasalhos e cobertores, mas de devolver dignidade e esperança àqueles que
tantas vezes são esquecidos pela sociedade.
O dia foi celebrado com alegria e gratidão. Após a sessão,
todos se reuniram em uma tradicional ágape, preparado com carinho pelo Chef
Irmão Márcio que transformou o momento em uma verdadeira confraternização.
Mais do que cumprir uma agenda, a Loja Estrela do Rio
mostrou que sabe fazer história: unindo tradição, fraternidade e amor ao
próximo. A ação da Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul reafirma que a
maçonaria fluminense não apenas se dedica ao aperfeiçoamento humano, mas também
se compromete em aquecer corpos e almas daqueles que mais precisam.
FRATERNIDADE FEMININA RENASCE EM AÇÃO SOLIDÁRIA QUE AQUECE VIDAS NO RIO
Após uma noite em que o frio parecia mais cruel, a Loja
Estrela do Rio reacendeu uma chama antiga e poderosa: o renascimento da sua
Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul. Em um gesto que une tradição e
compaixão, as cunhadas protagonizaram, juntamente com a Cruz Vermelha e
as ONGs Criando Laços e Aquece Rio,
uma ação social que ficará marcada na memória de todos que
testemunharam.
Na sede da Cruz Vermelha, agasalhos e cobertores foram
entregues àqueles que a vida insiste em tornar invisíveis. Mas, naquela
ocasião, cada olhar foi visto, cada mão foi tocada, cada coração foi
aquecido.
A campanha do agasalho foi fruto de dedicação e amor. A
Primeira-dama Renata, com seu incentivo e empenho na aquisição dos materiais,
abriu caminho para que Karol, Luciane e Eduarda pudessem realizar a entrega
pessoalmente. Não foram apenas roupas que chegaram às ruas, mas sim gestos de
humanidade que se transformaram em esperança.
Mais do que reviver a Fraternidade Feminina, essa ação
devolveu dignidade a quem enfrenta o frio, saciou a sede de quem clama por
atenção e alimentou a alma de quem já havia perdido a fé. Foi um ato que
mostrou que a verdadeira fraternidade não se limita a palavras: ela se
manifesta em mãos estendidas e corações que se doam.
A Loja Estrela do Rio expressa sua eterna gratidão às
cunhadas que, com coragem e ternura, provaram que a solidariedade é capaz de
iluminar até os cantos mais escuros da cidade. Naquela manhã, não foram apenas
corpos aquecidos — foram vidas transformadas.
domingo, 14 de junho de 2026
SESSÃO MAGNA DE REASSUNÇÃO E POSSE NA LOJA ESTRELA DO RIO
No dia 13 de junho de 2026, a Loja Estrela do Rio realizou,
em cerimônia solene, a Sessão Magna de Reassunção do Venerável Mestre Olnecir
Marques de Andrade e da posse da diretoria que o acompanhará na condução dos
trabalhos da Oficina.
A composição da nova administração é a seguinte: 1º Vigilante Antonio de Abreu Mauro Filho, 2º
Vigilante Nivaldo Rivelino Machado, Secretário Marcelo Henrique Ferreira
Franco, Tesoureiro Wandré Lucas Silva da Cunha, Chanceler Caio Júlio Cesar
Assis de Mello e Orador Everton Santos Vasconcelos.
A Sessão contou com a presença do GS de Eventos, Ir∴
Juvenal Saulo Maiolina Santos, que representou o SGM André Santos Wanderley. Em sua manifestação,
ressaltou a relevância da Loja Estrela do Rio como a
mais longeva entidade da Potência,
destacando sua responsabilidade histórica no cenário da Maçonaria brasileira.
O Venerável Mestre Olnecir Marques de Andrade, em seu
pronunciamento, agradeceu a presença dos Irmãos e convidou a todos a manterem
firme o rumo da Loja, reafirmando o compromisso com os valores da Ordem e com o
legado de homens livres e de bons costumes.
Aproveitando o dia festivo o Venerável Mestre Olnecir fez a
entrega de todo o material arrecadado na “Campanha do Agasalho” ao Ir∴
Antonio, a ser distribuído a pessoas
de extrema vulnerabilidade, destacando o
compromisso da Loja com as obras assistenciais.
Encerrando a cerimônia, foi servido uma ágape fraternal,
preparado com dedicação pelo Ir∴ Márcio, que
proporcionou momentos de confraternização e união entre os presentes.


