sábado, 20 de junho de 2026

UM DIA DE FRATERNIDADE E EMOÇÃO


Enquanto a Loja Estrela do Rio se reunia para cumprir sua agenda ritualística, um gesto silencioso e poderoso acontecia fora das paredes do templo. As cunhadas da Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul realizavam uma ação social que tocou profundamente os corações: a entrega de todo o material arrecadado às pessoas em situação de elevada vulnerabilidade social. 

O ato de solidariedade foi reconhecido com emoção pelo Venerável Mestre Olnecir Marque de Andrade, que durante a sessão destacou a grandeza da iniciativa. Em suas palavras, não se tratava apenas de distribuir agasalhos e cobertores, mas de devolver dignidade e esperança àqueles que tantas vezes são esquecidos pela sociedade. 

O dia foi celebrado com alegria e gratidão. Após a sessão, todos se reuniram em uma tradicional ágape, preparado com carinho pelo Chef Irmão Márcio que transformou o momento em uma verdadeira confraternização. 

Mais do que cumprir uma agenda, a Loja Estrela do Rio mostrou que sabe fazer história: unindo tradição, fraternidade e amor ao próximo. A ação da Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul reafirma que a maçonaria fluminense não apenas se dedica ao aperfeiçoamento humano, mas também se compromete em aquecer corpos e almas daqueles que mais precisam.

FRATERNIDADE FEMININA RENASCE EM AÇÃO SOLIDÁRIA QUE AQUECE VIDAS NO RIO

 



Após uma noite em que o frio parecia mais cruel, a Loja Estrela do Rio reacendeu uma chama antiga e poderosa: o renascimento da sua Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul. Em um gesto que une tradição e compaixão, as cunhadas protagonizaram, juntamente com a Cruz Vermelha e as ONGs Criando Laços e Aquece Rio, uma ação social que ficará marcada na memória de todos que testemunharam. 

Na sede da Cruz Vermelha, agasalhos e cobertores foram entregues àqueles que a vida insiste em tornar invisíveis. Mas, naquela ocasião, cada olhar foi visto, cada mão foi tocada, cada coração foi aquecido. 

A campanha do agasalho foi fruto de dedicação e amor. A Primeira-dama Renata, com seu incentivo e empenho na aquisição dos materiais, abriu caminho para que Karol, Luciane e Eduarda pudessem realizar a entrega pessoalmente. Não foram apenas roupas que chegaram às ruas, mas sim gestos de humanidade que se transformaram em esperança. 

Mais do que reviver a Fraternidade Feminina, essa ação devolveu dignidade a quem enfrenta o frio, saciou a sede de quem clama por atenção e alimentou a alma de quem já havia perdido a fé. Foi um ato que mostrou que a verdadeira fraternidade não se limita a palavras: ela se manifesta em mãos estendidas e corações que se doam. 

A Loja Estrela do Rio expressa sua eterna gratidão às cunhadas que, com coragem e ternura, provaram que a solidariedade é capaz de iluminar até os cantos mais escuros da cidade. Naquela manhã, não foram apenas corpos aquecidos — foram vidas transformadas.

Reportagem RJTV




domingo, 14 de junho de 2026

SESSÃO MAGNA DE REASSUNÇÃO E POSSE NA LOJA ESTRELA DO RIO







No dia 13 de junho de 2026, a Loja Estrela do Rio realizou, em cerimônia solene, a Sessão Magna de Reassunção do Venerável Mestre Olnecir Marques de Andrade e da posse da diretoria que o acompanhará na condução dos trabalhos da Oficina.

A composição da nova administração é a seguinte:  1º Vigilante Antonio de Abreu Mauro Filho, 2º Vigilante Nivaldo Rivelino Machado, Secretário Marcelo Henrique Ferreira Franco, Tesoureiro Wandré Lucas Silva da Cunha, Chanceler Caio Júlio Cesar Assis de Mello e Orador Everton Santos Vasconcelos.

A Sessão contou com a presença do GS de Eventos, Ir Juvenal Saulo Maiolina Santos, que representou o SGM André Santos Wanderley. Em sua manifestação, ressaltou a relevância da Loja Estrela do Rio como a mais longeva entidade da Potência, destacando sua responsabilidade histórica no cenário da Maçonaria brasileira. 

O Venerável Mestre Olnecir Marques de Andrade, em seu pronunciamento, agradeceu a presença dos Irmãos e convidou a todos a manterem firme o rumo da Loja, reafirmando o compromisso com os valores da Ordem e com o legado de homens livres e de bons costumes. 

Aproveitando o dia festivo o Venerável Mestre Olnecir fez a entrega de todo o material arrecadado na “Campanha do Agasalho” ao Ir Antonio, a ser distribuído a pessoas de extrema vulnerabilidade, destacando  o compromisso da Loja com as obras assistenciais.

Encerrando a cerimônia, foi servido uma ágape fraternal, preparado com dedicação pelo Ir Márcio, que proporcionou momentos de confraternização e união entre os presentes.