quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reflexões

O Retábulo

O RETÁBULO foi o tema escolhido para a coluna “reflexões” em seu primeiro número, por sua importância. Todas as Lojas Maçônicas têm de ter um e é ele a primeira imagem que temos diante de nossos olhos quando adentramos em uma.

Para os Aprendizes a compreensão do assunto é um estímulo a futuros e novos estudos, quando se iniciam em uma jornada de 33 degraus.

A figura mostra o olho todo branco que representa a PAZ, o AMOR e a PUREZA. Esse olho representa o Grande Arquiteto do Universo. È o olho que tudo Vê; e encontra-se envolto pelo DELTA.

O DELTA é o triângulo luminoso que irradia energia em todas as direções. É representada pelos raios dourados. É o símbolo do poder Supremo.

Abaixo, à sua esquerda, encontra-se o SOL, representando a Luz do conhecimento, do esclarecimento mental e intelectual.

Abaixo do SOL, à direita, é apresentada a LUA. Ela representa a mãe universal, o principio feminino que fertiliza todas as coisas. Mais ainda: representa a Alma. Sua força  é de caráter magnético, portanto, oposta ao SOL, que possui caráter elétrico.

Assim, fica para a reflexão a figura do “Retábulo”.


Texto extraído da coluna “Reflexões”, do periódico
Estrela do Rio em Jornal – Ano I – número 01
Nota:
O Retábulo da Loja Estrela do Rio é peculiar, visto que não é desenhado ou pintado, mas esculpido. Uma belíssima escultura pura feita pelo Irmão Thiers Filhagosa.