No dia 11/12/1781 nascia um grande homem que mais do que um patriota, sabia que quem sabe faz a hora e não espera acontecer.
Compreendia que somos responsáveis por construir nossa essência, isso significa que somos livres para escolher nossos caminhos, mas essa liberdade tem um preço: a responsabilidade absoluta por nossas escolhas.
Compreendia que aventais, alfaias e insígnias, até bufões ostentam, mas são justamente nos tempos decisivos que surgem homens virtuosos que sabem que combatem moinhos de ventos, mas continuam a cavalgar em suas armaduras brilhantes, com suas bandeiras de esperança, a lutarem contra as hordas de leviatãs.
Por tudo isto, um exemplo de Maçom e farol a iluminar as futuras gerações, é que o Grande Oriente do Rio de Janeiro - GORJ rende homenagens lustrosas ao seu dileto irmão, Joaquim Gonçalves Lêdo que nos inspira e nos encoraja a mantermos firmes as bandeiras de lealdade e de honra para todo o sempre, não nos importando o preço a ser pago, pois estaremos, ao final, descansando na morada celeste, onde os justos brindam a vitória na taça do Santo Graal.
Obrigado, Irmão Joaquim Gonçalves Lêdo, por ter lutado para nos livrar dos grilhões que nos escravizavam.
